Série: Clássicos da Moda
- adrygq
- Oct 11, 2020
- 3 min read
Updated: Feb 8, 2024
Moda que nunca sai da moda!
Você sabe de onde vieram as queridas e insubstituíveis calças jeans? ou como o uso da camisa branca teve início? ou ainda, qual a historia por trás dos elegantes casacos Trench Coat? sabe a origem da saia midi? quero trilhar com você essa divertida caminhada através da historia da moda, vamos lá?


Trench Coat
Tem origem britânica , considerado uma peça curinga no guarda- roupa de todas as mulheres. Foi destaque em inúmeras cenas memoráveis em alguns dos filmes mais emblemáticos da história cinematográfica. A Diva Marlene Dietrich pode ser vista com um, em 1948, em "A Foreign Affair". Sophia Lauren em "The Key" 1958. Brigitte Bardot em "Babette Goes to War" 1959. Marilyn Monroe em "Let's Make Love" 1960. Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo" 1961. Meryl Streep em "Kramer vs. Kramer" 1979. Daryl Hannah em "Kill Bill" 2003. Keira Knightley em "Last Nigth" 2010. Carolina Dieckmann na série "Treze dias longe do sol" 2017, . Débora Falabella em "Aruanas" 2020.
Você sabia?
Trench Coat : É parcialmente verdade que o casaco surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, mas é um mito que o casaco tenha sido usado pelos soldados em ação na guerra. Na verdade a história conta que ele era usado somente pelos oficiais do alto escalão, que utilizavam o casaco como parte complementar do seu uniforme em tempos de inverno. Este casaco era caro e logo tornou-se um símbolo da alta classe social e abastada. O casaco começou a sair de sua atmosfera militar na década de 1940, após ser visto nos filmes de Hollywood. Os detetives bonitos, os espiões arrojados - todos eles usavam os casacos das "trincheiras". As marcas Aquascutum e Burberry reinventaram o casaco deixando-o mais funcional e elegante, quando então passaram a fazer sucesso nas passarelas e lojas de marca. Eis uma peça que vale a pena investir pois nunca sai de moda e deixa sempre qualquer look elegante e sofisticado.
Calça de alfaiataria

O primeiro modelo de calça feminina foi criado em 1909, e tratava-se da calça pantalona. Até 1920 as calças de alfaiataria eram exclusivas para homens. Na década de 40, entre o período da segunda Guerra Mundial, as mulheres substituíram os homens no trabalho e adotaram as peças de alfaiataria devido a sua comodidade e versatilidade.

Você sabia?
Quando a famosa calça pantalona de Chanel, usada em seus passeios, foi incorporada às suas coleções, atrizes e personalidades começaram a usá-las, levando a uma adesão em massa do uso destas pantalonas pelas mulheres. Os modelos pantalona, criados por ela, são usados até os dias de hoje.
Camisa feminina

Criada para o público masculino, as camisas passaram a fazer parte também do vestuário feminino, a partir da década de 1930, quando a estilista Chanel começou a elaborar camisas com recortes feministas. Chanel fez do uso da camisa branca uma marca registrada de uma nova maneira de se vestir. É uma peça clássica que pode ser versátil, estilosa e ao mesmo tempo muito elegante, que permite várias combinações, pode ser usada num look mais despojado durante o dia ou num evento mais glamouroso á noite, tudo depende do corte e do tecido com que é confeccionada.

No século XIX, a camisa branca foi usada como peça principal pela nobreza. Ela dava mais status a quem a usava. O colarinho branco passou a designar quem trabalhava com atividades mais intelectuais enquanto o azul era usado por operários, uma vez que estes não tinham condições de .lavar com frequência suas roupas. . Todas as cores da camisa social invadiram a moda a partir do século XX. A partir desse período, a peça passou a ser de todos. No entanto, a camisa branca continua a denotar formalidade e elegância, Não é a toa que ainda é considerada uma peça nobre no guarda-roupa e é usada, principalmente, quando quem a veste quer transmitir uma imagem mais formal.







Comments