1001 modelos de calças femininas, saiba o que é o que!
- adrygq
- Oct 11, 2020
- 5 min read
Updated: Nov 3, 2020
Calça Cropped, Boot Cut, Skinny, Cigarrete, Boyfriend, Pantalona, Flare, Pantacourt ....são tantos modelos de calças femininas, mas o que é o que afinal???
Vem cá, vamos fazer um tour, vou te mostrar as diferenças entre os modelos ;-)
Calça reta ou Straight


Um dos modelos mais clássicos de todos é a calça reta. De corte simples e lavagens básicas, ele é um aliado perfeito para os looks do dia a dia de qualquer mulher. Combina com todos os biotipos femininos e dá um ar clássico ao traje de escritório se combinada com um sapato e camisa.
Calça cropped

A calça cropped é aquela que tem o comprimento bem acima do tornozelo e pode ser de cintura alta, média ou baixa, mais justa ou mais folgada, com salto, com tênis, bota ou sandália. É a minha preferida, adoro montar as mais diversas combinações com esse modelo. Dá um ar estiloso a qualquer look. .
Calça boot cut
A calça boot cutpossui modelagem reta até a coxa, deixando em harmonia quem possui bastante quadril. Na parte de baixo, da barra, a calça consegue cobrir a bota ou o sapato, por isso a nomenclatura "boot cut". Este modelo é muito parecido com a calça flare, a diferença é a barra, a calça flare possui uma barra mais larga, parecida com as antigas calças boca de sino.
Calça skinny


A calça skinny na minha opinião, é o modelo de calça menos democrático que existe. Por ser uma calça justa, ela ressalta todas as curvas da mulher, por isso é necessário seguir algumas dicas para tirar o melhor proveito deste modelo. Lembre-se da regra, justo na parte de baixo, soltinho na parte de cima.
*DICA : A terceira peça que termina na altura do quadril ou logo abaixo é uma poderosa ferramenta para as mulheres que desejam disfarçar o volume do quadril. Além de encobrir a região, quando usada aberta cria duas linhas verticais bem no centro do corpo, é como se afinasse a silhueta.
Calça Boyfriend



Por ser mais larguinha, a calça boyfriend feminina é garantia de conforto, principalmente para aqueles dias que você irá ficar longos períodos fora de casa. O modelo é muito versátil e compõe looks criativos e casuais de forma descomplicada. Uma boa dica para equilibrar a silhueta mais reta que a calça proporciona, é usar roupas femininas que marcam a cintura, como blusas com nozinhos, croppeds e modelagens mais ajustadas como o body. Acessórios como cintos e colares deixam o look mais a sua cara e são ótimos complementos.
Calça Pantacourt
A calça pantacourt é versátil, elegante e está no auge da moda. Além disso, é uma peça que pode ser usada em qualquer estação do ano. Basta compor o seu visual de acordo com a estação.
Se você busca valorizar a peça, use-a com um salto alto. Cai muito bem em sapato aberto ou fechado.
Pantacourt com bota, pode?
Deve!! o look fica super fashion. Se você é baixinha e quer usar pantacourt com bota sem parecer mais "achatada", uma das opções é combinar a pantacourt com uma bota curta ou com uma stretch boots (ou sock boots).
E com tênis?
Sem dúvida, o look vai ficar confortável e com um visual mega antenado.
Calça Flare
Ao falar dela, muitas mulheres se lembram de uma antiga conhecida: calça boca de sino, pois as duas são semelhantes, a diferença é que a boca de sino não tinha obrigatoriamente cintura alta, já a flare sim, ela é composta por cintura alta e boca larga.
O modelo valoriza qualquer tipo de corpo, todas as mulheres podem usar. Fica bem tanto em quem é magra, como em quem está acima do peso. Ajuda a harmonizar a silhueta de quem tem os quadris largos, também equilibra as formas de quem tem os ombros maiores,
A calça flare é um dos modelos de calça feminina que mais favorecem a silhueta feminina, isso porque a parte de baixo mais aberta ajuda a alongar e deixa o formato do corpo proporcional. "Essa peça é uma aposta certa, não deixe de ter uma no seu guarda-roupa".
Calça Pantalona
A calça pantalona é uma calça de corte reto que desce bastante larga desde a coxa. É um modelo famoso dos anos 70, que recentemente voltou para as vitrines e guarda-roupas. Ela é utilizada em diversas ocasiões, formais ou casuais, e pode ser adaptada a estilos completamente diferentes, do hippie ao business casual. Como esta peça possui volume, o ideal é que seja escolhida uma blusa mais justa, para equilibrar o visual. *Detalhe, esse modelo "requer" salto alto, caso contrário perde a sua proposta.
Calça Jogging
A calça jogging acrescenta volume na silhueta, por isso os modelos mais sequinhos e com poucas pregas são melhores para as mulheres com quadril largo. Por ser mais ajustada no tornozelo, ela achata a silhueta, então os modelos mais escuros e o salto ajudam a equilibrar as proporções.
Calça Mom
A calça mom foi inspirada nos anos 90 com modelagem reta e de cintura alta com lavagem bruta, a calça mom parece que veio para ficar. Ela deixa o look moderno com aquele ar vintage e sem marcar demais o corpo valorizando todos os tipos físicos.
Calça slouchy
A calça slouchy e um modelo de calça com cintura alta, pence na cintura, volume no quadril e afunilamento do joelho para baixo. Ela pode ser combinada de várias maneiras. Se você curte um estilo mais arrumadinho, vale buscar tecido nobres com corte de alfaiataria e combinar com blusas mais sequinhas e casacos estruturados, para equilibrar.. Abrace o conforte que ela lhe proporciona e não tenha medo do volume, Ótima opção para aqueles dias que você só quer conforto, sem deixar de ter estilo.
Calça Clochard
A calça clochard possui modelagem ampla no quadril, muitas vezes com pregas ou preguinhas, o cós é alto e o corte segue afunilando na direção da canela. Sua principal característica é a amarração, o que marca bastante a cintura. A canela à mostra ajuda a alongar a silhueta. Esse modelo fica muito bem se usado com blusinhas mais secas e com menos volume, uma vez que a calça já é volumosa. Use com botas de salto alto e camisas de seda para um look chic ou combine com oxfords e blusas de gola alta para uma produção diurna e cool. Conforto e estilo na certa!
Calça Destroyed
O jeans destroyed (ou destruído/desgastado) surgiu na década de 80, quando grifes famosas como Michael Kors e Dolce & Gabbana decidiram incorporar ao clássico jeans uma personalidade mais jovem e moderna, dando às peças um toque rebelde que representava a geração da época. Atitude é a palavra que representa essa calça. O melhor de tudo é que não importa o seu estilo - moderno, descolado, clássico -, ela pode sim se encaixar e dar aquele toque especial de atitude! Com salto, com tênis ou sapatilha faça as suas combinações e arrase.
Calça Cargo
A calça cargo tem este nome porque foi inspirada nas calça militares, cheias de bolsos para carregar munição e assim, facilitar a movimentação dos soldados. Hoje, totalmente repaginada mas mantendo a característica, ela está de volta, toda charmosa e sem duvida muito confortável. Muito versátil, possibilita vários looks, desde o mais esportivo ao social, bastando apenas algumas adaptações.
Calça Saruel
A palavra 'Saruel' tem origem árabe e seu significado é 'algo que cobre a cintura'. Tipicamente, a calça Saruel era feita de percal (tecido fino de algodão com a trama muito fechada) e acredita-se que ela tenha vindo da Pérsia (inspirada nos modelos indianos), por volta do século VI, logo sendo adotada por muitas comunidades árabes; tanto por homens quanto por mulheres, no Norte da África e na Península Arábica em países predominantemente muçulmanos.(Calça Thai) Esse modelo de calça é caracterizado por pernas justas na parte inferior ao joelho e gancho baixo, que pode apresentar tamanhos variados. Podem ser confeccionadas em diversos tecidos, desde os mais fluídos como a viscose até os mais encorpados como o jeans e o linho. O gancho baixo da calça saruel proporciona conforto e frescor. É uma peça versátil que pode ser usada tanto no dia-a-dia como em ocasiões mais formais como festas. Tudo depende da produção.
Créditos das imagens: pinterest;
































































































































Comments